InfoCarne Online

Edição 298 | 09 de julho de 2021

A FORÇA DA INDÚSTRIA DA CARNE MINEIRA



Fonte: FIEMG

Do fogão à lenha a alta gastronomia: conheça as potencialidades e a criativa culinária de BH

Do fogão à lenha a alta gastronomia, Belo Horizonte se fortalece como a síntese da culinária mineira. Na capital é possível encontrar pratos típicos de Minas Gerais e a criação de novos sabores usando produtos simples.

Tutu, feijão tropeiro, leitão à pururuca e o famoso pão de queijo são receitas que levaram o sabor das montanhas de Minas para além dos oceanos.

A comida mineira é famosa no mundo inteiro e não é à toa que Belo Horizonte ganhou o título da Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, em 2019.

O turismo gastronômico adoça a economia da capital. Belo Horizonte foi o segundo destino brasileiro mais bem avaliado pela gastronomia por turistas estrangeiros em 2016, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur).

A repórter Maria Amélia Ávila conversa com o presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro; o diretor de Marketing e Promoção da Belotur, Leonardo Nunes e o Coordenador do Curso de Gastronomia Faculdades Promove, Jackson Cabral sobre a gastronomia em Belo Horizonte e suas potencialidades, nesta terça-feira (6), às 19h. A live será transmitida pelo Facebook do jornal Hoje em Dia.

Fonte: Hoje em Dia

Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) para a Gordura Láctea de Uso Industrial

Consulta Pública RTIQ para a Gordura Láctea de Uso Industrial.

Submeter à consulta pública, pelo prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, o anexo desta Portaria, contendo a proposta de Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ), para a Gordura Láctea de Uso Industrial.

Início: 07/07/21. Término: 21/08/2021

As sugestões de que trata o art. 2º desta Portaria, tecnicamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos - SISMAN, da Secretaria de Defesa Agropecuária - SDA/MAPA, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/

Fonte: MAPA SUASA

FAPI 2021

Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria

Já fez a adesão da sua empresa ao FAPI 2021? O prazo está acabando. Julho é o último mês para que as empresas selecionadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) façam sua adesão no Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI). A regularização ambiental é um dos pontos cruciais para o sucesso do seu negócio, pois evita aplicação de multas, melhora a percepção do mercado cada vez mais consciente, além de baratear seguros e reduzir restrição a financiamentos. Então, aderir ao FAPI é um diferencial de mercado, já que sua empresa terá acesso ao Selo Digital de participante e poderá ter algumas atenuantes de acordo com o Decreto Estadual nº 47.383 de 2 de março de 2018. Quer saber mais sobre o FAPI? Consulte aqui a plataforma do programa.



Fonte: FIEMG

Suínos/Cepea: vendas internas estão fracas, mas as externas, intensas

O mercado interno de suíno está mais enfraquecido neste começo de mês, diferentemente do aguardado pelo setor para este período, quando geralmente a liquidez se aquece. Segundo pesquisadores do Cepea, como as vendas domésticas de carne suína estão lentas, a demanda de frigoríficos por novos lotes de animais de produção independente também se retrai. Nesse contexto, os preços do animal vivo e da carne estão caindo com certa força em todas as praças acompanhadas pelo Cepea. Já as vendas externas seguem intensas. Em junho, os embarques de carne suína (in natura, salgados e industrializados) atingiram o segundo maior volume da história, atrás somente do recorde alcançado em março de 2021. Pesquisadores do Cepea indicam que o principal motivo desse avanço segue sendo os envios à China.

Fonte: Cepea

Montante Global máximo de crédito acumulado de ICMS a ser transferido/utilizado em julho de 2021

Conforme determina o artigo 39 do Anexo VIII do Regulamento do ICMS, a Secretaria de Estado da Fazenda deve definir até o dia 05 (cinco) de cada mês, o “Montante Global Máximo Mensal de Crédito Acumulado de ICMS que poderá ser transferido ou utilizado”.

Atendendo a tal dispositivo, a Secretaria de Estado da Fazenda, por meio da Resolução SEF nº 5.479, de 03 de julho de 2021, determinou que o Montante Global Máximo de Crédito Acumulado de ICMS passível de transferência ou utilização, relativamente ao mês de julho de 2021, é de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais).

Por meio do Comunicado SRE n.º 7/21, o Secretário de Estado de Fazenda comunicou ainda que, relativamente às transferências ou utilizações de crédito acumulado do ICMS do mês de junho de 2021, foram utilizados R$ 5.943.754,00. O Comunicado arrola, ainda, a situação das solicitações efetuadas.

Para uma melhor visualização, segue, abaixo, o gráfico da evolução do Montante Global.


Mais informações e esclarecimentos sobre o tema podem ser solicitados pelos indústrias à Gerência Tributária, pelo telefone (31) 3263-4378 ou pelo e-mail: tributario@fiemg.com.br; sinduscarne@fiemg.com.br

Fonte: FIEMG

Acidente do Trabalho foi o tema da webinário da Canpat 2021

Evento aconteceu na quarta-feira (7), a partir das 10 horas, no canal de Youtube da ENIT

Na ultima quarta-feira (07/07), às 10 horas, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho realizará live da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) abordando aspectos relacionados aos acidentes do trabalho, tais como ocorrência, análise realizada pelos auditores-fiscais do Trabalho e ações regressivas.

"A ocorrência de acidentes típicos e doenças do trabalho indica que, de alguma maneira, as medidas de prevenção não funcionaram em algum momento. Surge, então, a necessidade de investigar os fatores causais e adotar medidas de controle eficientes. O evento mostrará a análise realizada por AFTs de um acidente ocorrido e a ação regressiva da Procuradoria-Geral Federal em face de empresas para ressarcir ao INSS o dinheiro público despendido. É uma live especial e importante para trabalhadores, empregadores e profissionais que atuam na prevenção", comenta o auditor-fiscal do Trabalho José Almeida Júnior, coordenador da CANPAT 2021.

Entre os palestrantes convidados estão os Auditores-Fiscais do Trabalho Anastácio Pinto Gonçalves Filho (SRTb/Bahia); Rudinei Previatti da Silva e Vitor Roberto Feltrin, ambos da SRTb/Rio Grande do Sul; além da Procuradora Federal Juliana Guilliod Araújo, da Advocacia-Geral da União.

O evento da CANPAT 2021 será transmitido pela Canal de Youtube da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho, pelo link https://youtu.be/ju-sbIzdNpI.

O tema da Campanha neste ano é “Segurança e Saúde no Trabalho: um Valor para o Brasil”.

Para saber mais sobre a CANPAT 2021, acesse gov.br/sit.

Fonte: Secretaria de Trabalho

Trabalhador separando carne na JBS SA em Santana de Parnaiba, Brasil.

Exportação de carne bovina do Brasil fecha semestre em queda; Abiec vê entrave logístico

As exportações de carne bovina do Brasil, considerando o produto in natura e processado, encerraram o primeiro semestre de 2021 com queda de 3,2%, a 880 mil toneladas, apontou nesta terça-feira a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), em meio a uma acomodação das compras da China e gargalos logísticos.

Segundo a entidade, os chineses –principais compradores da proteína do Brasil– adquiriram 519 mil toneladas no semestre, ante 518.925 toneladas no acumulado de janeiro a junho do ano passado.

Já a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) também apontou baixa no volume de embarques do semestre, de 3,7%, mas ainda classificou o período como positivo devido ao avanço de 4,2% no faturamento com as vendas externas, para 4,08 bilhões de dólares. A Abrafrigo viu aumento de 4,4% na receita de janeiro a junho.

“Não preocupa para o setor (recuo nas exportações para China). A gente tem uma grande dificuldade hoje, ainda estamos com problemas em relação a parte de contêineres”, disse à Reuters o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.

Ele afirmou que a pandemia da Covid-19 segue afetando a logística para as exportações pois além da falta de contêineres disponíveis também há menor número de pessoas trabalhando nos portos, o que torna os processos mais morosos.

“A gente continua muito otimista e na expectativa de que, o quanto antes a situação mundial se regularize, a gente volta a ter maiores oportunidades”, acrescentou o executivo.

Ainda sobre a China, ele avalia que não há sinais de problema nas relações com o país que venham a motivar algum arrefecimento nas compras, mas ponderou sobre o aumento na concorrência com os Estados Unidos, fruto do acordo comercial entre os governos de Pequim e Washington.

“Estados Unidos têm um acordo bem elaborado comercial, têm direito do pré-listing”, disse ele sobre um processo que facilita a habilitação de unidades frigoríficas.

Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) divulgados nesta terça-feira indicam que os embarques de carne bovina dos americanos para os chineses dispararam no acumulado de janeiro a maio, para 182,5 mil toneladas, ante 14,5 mil no mesmo período de 2020.

“O meu benefício é acessar esse mercado de uma maneira triangular… Eu estou me beneficiando”, acrescentou Camardelli, ressaltando o avanço dos embarques de carne do Brasil para os EUA.

Entre os 20 principais compradores da carne bovina brasileira in natura e processada, os Estados Unidos ocuparam a segunda posição no semestre, mostraram dados da Abrafrigo, mais que dobrando suas aquisições de 20.108 toneladas em 2020 para 42.482 toneladas neste ano.

Somente no mês de junho, as exportações totais da proteína do Brasil somaram 165.644 toneladas, com receita de 837 milhões de dólares, queda de 6% em volume e aumento de 13% em faturamento ante igual período do ano passado, informou a Abrafrigo.

Fonte: IstoÉ Dinheiro