InfoCarne Online

Edição 288 | 30 de abril de 2021

Carne bovina: consumo mundial deve bater recorde em 2021

Segundo o USDA, pela primeira vez na história, a demanda pode superar 60 milhões de toneladas de carcaça equivalente

O consumo mundial de carne bovina deve bater recorde em 2021, totalizando mais de 60 milhões de toneladas em equivalente carcaça. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revisou para cima, em abril, a expectativa para o ano.

Em 2021, o consumo mundial deve somar o equivalente a 60,04 milhões de toneladas que, se confirmado, representa um ganho de 1,6% em relação ao consumo observado em 2020 (59,06 milhões de toneladas). A demanda por carne bovina deve crescer quase 1 milhão de toneladas em equivalente carcaça de 2020 a 2021.

O aumento do consumo mundial de carne bovina tem se dado, principalmente, pela China. A demanda chinesa deve somar 10,08 milhões de toneladas em equivalente carcaça, alta de 6,3% frente a 2020 (9,48 milhões de toneladas) e atrás apenas dos Estados Unidos, maior consumidor mundial, com perspectiva de 12,52 milhões de toneladas.

Entre 2017 e 2021 o crescimento esperado do consumo de carne bovina chinês é de 39,4%, variando de 7,23 milhões de toneladas a 10,08 milhões de toneladas.

Carne bovina no Brasil

Por outro lado, a demanda no mercado interno brasileiro segue caindo em 2021, informa a FarmNews. O registro negativo, apesar da leve recuperação frente a 2020, deve seguir abaixo do que foi observado entre os anos de 2017 a 2019. A expectativa é que o consumo de carne bovina no Brasil some 7,73 milhões de toneladas, valor abaixo do recorde observado em 2019, de 7,93 milhões de toneladas.

Além do Brasil, o consumo na União Europeia tem caído, ainda que ligeiramente. Isso porque em 2021 é esperado uma demanda total de 7,69 milhões de toneladas, o menor valor ao longo dos últimos 5 anos.

Mas com a perspectiva de aumento da demanda por carne bovina no mundo, as exportações devem alcançar nova máxima histórica em 2021, o que reflete na expectativa de forte aumento das vendas pelo Brasil.

Fonte: Canal Rural

Com o FAPI, sua empresa fica por dentro das melhores práticas ambientais

A SEMAD, PMMG e FIEMG, desenvolvem um Programa para difundir as melhores práticas ambientais e a regularização das indústrias

O Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em parceria com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) e a FIEMG, tem como objetivo informar, instruir e sensibilizar os empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos.

“O FAPI visa ampliar a competitividade da indústria, aliando-a a regularização ambiental”, afirma Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG. “É a oportunidade também de se empreender com as melhores práticas ambientais”, ressalta. Os analistas ambientais da FIEMG, quando solicitados pelas empresas, farão a verificação da situação atual da atividade, e a elaboração de um plano de ação para regularizar e adequar o sistema de gestão ambiental do empreendimento às legislações ambientais aplicáveis.

O gestor explica que, o empreendedor poderá acessar a Plataforma FAPI e realizar sua inscrição para participação nos Workshops Orientativos. Soares ainda pontua que, 90 dias após os workshops, a SEMAD e a PMMG darão início a fiscalização ambiental preventiva.

As empresas que aderirem ao FAPI terão acesso ao Selo Digital de empresa participante, após comprovada as adequações ambientais necessárias.

Segundo Soares, a SEMAD e a PMMG, com base em seus planejamentos anuais estratégicos, selecionam os setores ou atividades industriais específicas para a fiscalização ambiental preventiva. Para 2021, foram escolhidas as atividades de tratamento químico de madeira, fabricação de cerveja, fabricação de sucos e refrigerantes, abate de animais, industrialização da carne e processamento de subprodutos.

Quer saber mais sobre o FAPI? Clique NESTE LINK e saiba tudo o que o Programa tem a oferecer. Associados Sinduscarne, tem atendimento diferenciado.

Fonte: FIEMG

PORTARIA Nº 279, DE 29 DE ABRIL DE 2021

Obter subsídios para fomentar discussão sobre os programas de Autocontrole dos agentes privados regulados pela Defesa Agropecuária e Programa de incentivo à conformidade em Defesa Agropecuária dispostos no Projeto de Lei nº 1293/2021,que tramita no Congresso Nacional.

Confira AQUI a portaria na íntegra.

Fonte: Secretaria de Defesa Agropecuária

Prorrogada a obrigatoriedade da emissão de nota fiscal de consumidor eletrônica

A Secretaria de Fazenda prorrogou por meio da Resolução SEF nº 5.465/2021, publicada no dia 28 de abril de 2021, a exigência de emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - NFC-e para contribuintes cuja receita bruta anual auferida no ano-base 2018 seja superior ao montante de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais), até o limite máximo de R$1.000.000,00 (um milhão de reais).

Originalmente prevista para 01/12/2020, a NFC-e passará a ser exigida em 01/08/2021. A partir desta data, em relação ao ECF já autorizado ao contribuinte, ficará facultada a sua utilização por até nove meses, contados de 01/08/2021, ou até que finde a memória do equipamento, o que ocorrer primeiro.

Mais informações e esclarecimentos podem ser solicitados pelas indústrias à Gerência Tributária, pelo telefone (31) 3263-4378 ou pelo e-mail: tributario@fiemg.com.br; c.c sinduscarne@fiemg.com.br.

Fonte: FIEMG

Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda

Prezado(a) Presidente e Coordenador(a),

À pedido da Gerência de Relações do Trabalho divulgamos, conforme anexo, o INFOTRAB nº 08 - referente a nova MP que institui o Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que implementa as seguintes medidas: I - o pagamento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda; II - a redução proporcional de jornada de trabalho e de salários e; III - a suspensão temporária do contrato de trabalho.

A íntegra da Medida Provisória poderá ser acessada AQUI.

Fonte: FIEMG

Projeto ALMG: PL 2275/2020

Cria o Sistema Estadual de Inspeção e Fiscalização de Minas Gerais

Visa criar o Sistema Estadual de Inspeção e Fiscalização de Minas Gerais – Sisei-MG, com o objetivo de garantir que estabelecimentos elaboradores de produtos de origem animal registrados juntos aos Serviços de Inspeção Municipal – SIMs tenham a equivalência ao Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, o que autoriza a comercialização do produto inspecionado em qualquer parte do território do Estado.

>> Ficha Técnica do Projeto de Lei

Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Geraos

FAPI 2021

O programa gratuito e diferenciado aos associados. Alguns de nossos associados já participaram e os feedbacks são expressivamente positivos. As indústrias também tem a oportunidade de acesso ao Selo Digital de empresa participante do FAPI, após a conclusão da solicitação de licença ambiental, se estiver em fluxo de admissibilidade no Sistema da SEMAD. O selo será disponibilizado em formato digital na plataforma, no mapa georreferenciado dos setores ou atividades industriais selecionadas pela SEMAD e PMMG.

Não deixem para última hora e garantam a sua vaga participando *WorkShops

Fonte: FIEMG