InfoCarne Online

Edição 285 | 09 de abril de 2021

Tereza Cristina MS

Ontem estive em uma videoconferência com ministros de Agricultura da América do Sul para debater a transformação dos sistemas agroalimentares rumo ao desenvolvimento sustentável e tratar de uma posição conjunta para a Cúpula Sobre Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro deste ano.

Nossa região tem um papel fundamental para atender - de forma sustentável - a grande demanda global por alimentos.

Ao mesmo tempo, temos a responsabilidade com nossas populações de utilizar as vantagens comparativas da produção agropecuária da América do Sul para alavancar esforços de desenvolvimento sustentável, promovendo crescimento econômico, inclusão social e conservação ambiental.

Fonte: @terezacristinams

MCTI, MAPA e FINEP assinam acordo de cooperação para aopoio a projetos de inovação no setor agropecuário

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao MCTI, assinaram nesta quarta-feira (7) Acordo de Cooperação Técnica para a implementação de ações conjuntas voltadas ao fomento da pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas e ICT’s no setor agropecuário. O objetivo é elevar os investimentos em PD&I, por meio de financiamento reembolsável (crédito) e não reembolsável da FINEP/MCTI, de forma a atender diretrizes estabelecidas pelos dois ministérios. O evento de assinatura contou com a presença dos ministros astronauta Marcos Pontes (MCTI) e Tereza Cristina (MAPA), do general Waldemar Barroso, presidente da FINEP/MCTI, e do secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do MCTI, Marcelo Meirelles.

As propostas deverão contemplar temas prioritários do MCTI, como tecnologias habilitadoras nas áreas de inteligência artificial, internet das coisas, biotecnologia e nanotecnologia; tecnologias de produção (indústria e agronegócio); segurança hídrica; e tecnologias para o desenvolvimento sustentável (bioeconomia, poluição e preservação ambiental). Também deverão estar alinhadas com os eixos estratégicos e de impacto do MAPA, que englobam tecnologias nas áreas digital, de sustentabilidade, segurança alimentar, inovação aberta, entre outras.

Leia a matéria completa no Portal: www.gov.br/mcti

Fonte: MCTIC

"Está em curso o maior acúmulo de bezerros da história nos p´roximos anos no País", afirma consultor

Na noite dessa quarta-feira (7/4), os pecuaristas do País puderam ter um bom panorama do que está por vir no mercado proteína animal no mundo e suas as oportunidades. A abertura da 14ª edição do “Simpósio DSM de Confinamento” contou com a exposição do engenheiro agrônomo e doutor em economia aplicada Alexandre Mendonça de Barros, da AMB Consultoria. ⠀ A abertura faz parte de uma programação de quatros debates técnicos e econômicos que ocorrem neste mês de abril. O evento, inteiramente online, é promovido pela empresa holandesa DSM, dona na marca Tortuga, e com especialidade no mercado de nutrição animal no Brasil e no mundo. ⠀ Segundo Barros, a China continuará demandando carnes, especialmente vermelha, enquanto essa proteína, no mundo, se torna cada vez mais cara, dando mais competitividade à carne brasileira. Para ele, um fator que dará poder de barganha à pecuária brasileira é a tendência de maior oferta de boi magro, por conta de uma boa oferta futura de bezerros.

Fonte: DBO

Brucelose e tuberculose

Brucelose: doença causada pela bactéria Brucella abortus, caracterizada por infertilidade e aborto no final da gestação nas espécies bovina e bubalina.

Tuberculose: doença causada pela bactéria Mycobacterium bovis, que provoca lesões granulomatosas, afetando as espécies bovina e bubalina.

As duas doenças podem ser transmitidas para o ser humano.

Maiores informações: www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/pncebt/controle-e-erradicacao-da-brucelose-e-tuberculose-pncebt

Fonte: MAPA SUASA

PRORROGAÇÃO CARÊNCIA PRONAMPE

Por: Gerência de Economia e Finanças Empresariais - FIEMG

Encontra-se disponível, desde 05/04, a possibilidade de prorrogação de parcelas vencidas e vincendas das operações de BB Capital de Giro Pronampe Covid 19.

Poderão prorrogar as parcelas os clientes tomadores de recursos da linha de crédito capital de Giro Pronampe Covid 19, sem restrição cadastral impeditiva, com operações de parcelas em ser, normais ou com atraso de até 29 dias contados da data do comando de prorrogação.

Será permitida a prorrogação das 3 primeiras parcelas de capital e juros (inclusive juros capitalizados) do cronograma de exigibilidade original, desde que não pagas, independentemente de estarem vencidas até 29 dias ou vincendas. Se houver parcelas vencidas há mais de 29 dias, a prorrogação das parcelas não será permitida.

A Reposição dos valores prorrogados serão redistribuídos de forma proporcional nas exigibilidades restantes (capital e juros capitalizados), observadas as condições previstas no artigo 27 do Regulamento do FGO Pronampe, com a manutenção dos encargos originalmente pactuados.

Não haverá exigibilidade de juros nos vencimentos originais das parcelas prorrogadas, devendo os mesmo ser capitalizados e redistribuídos proporcionalmente às parcelas de principal restantes. Serão prorrogadas as exigibilidades de capital e juros (inclusive juros capitalizados) e não será devido IOF complementar nas prorrogações.

Fonte: Superintendência Varejo / Mercado PJ@amismg

Suprimento da proteína segue estável, mesmo com queda na carne bovina

Produção de carne suína e de frango deve crescer e manter o abastecimento interno sustentado em relação ao ano passado

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que o suprimento de proteína animal para o mercado interno “permanece dentro da estabilidade”, apesar de algumas variações.

A estatal, que atualizou seu quadro de suprimentos de carnes bovina, suína e de frango, informa em nota que a produção de suínos e aves no país cresceu nos últimos anos, o que garantiu o abastecimento, enquanto a produção de carne bovina decresceu um pouco.

Segundo a Conab, para 2021, a estimativa é de um novo recorde na produção de frangos e suínos, chegando a 14,76 milhões de toneladas e 4,35 milhões de toneladas, respectivamente. “O índice tende a superar a quantidade registrada em 2020, quando o país teve 14,68 milhões de toneladas de frangos e 4,25 milhões de toneladas de suínos produzidos”, cita a nota.

Fonte: Canal Rural

Redução da tarifa de importação sobre bens de capital, informática e telecomunicações

Com a Resolução GECEX nº 173 de 18 de março de 2021, o Governo Federal reduziu a alíquota de importação de 1495 itens da Nomenclatura Comum do Mercosul. A decisão inclui produtos que não dependem de negociação, pois cada membro tem liberdade de alteração. A Resolução entrou em vigor no dia 26 de março.

Os itens que tiveram redução de 10% na alíquota de importação são os Bens de Capital (BK) e Bens de Informática e Telecomunicação (BIT) e que podem ter tarifas alteradas justamente por estarem incluídas nesta classificação. De acordo com o governo o objetivo é aumentar a produtividade não apenas desses setores, mas de toda a economia, reduzindo os custos de aquisição de máquinas e equipamentos.

No ano passado as importações diretas realizadas por empresas mineiras de bens de capital, informática e telecomunicação somaram US$ 1,130 bilhão.

BRASIL - ALTERAÇÃO DE ALÍQUOTAS DE IMPORTAÇÃO BK E BIT

A lista com todas as NCMs com redução de alíquota pode ser obtida pelos associados Sinduscarne ao Centro Internacional de Negócios da FIEMG consultoriacin@fiemg.com.br; sinduscarne@fiemg.com.br

Fonte: FIEMG

Alterações no Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI

Publicado no Diário Oficial da União – D.O.U de 09/04/2021 o Decreto n.º 10.668/2021, que altera o Decreto n.º 7.212/2010, que regulamenta a cobrança, a fiscalização, a arrecadação e a administração do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI.

O referido ato normativo realizou diversas alterações no Regulamento do IPI (RIPI), em relação às quais destacamos as principais, conforme segue:

 Estabelecimentos equiparados a industriais - foram acrescentados os incisos XVI a XVII, ao art. 9º, que tratam de estabelecimentos equiparados a industriais;
 Exportação - foi alterado o art. 19 que dispõe sobre a exportação de produtos nacionais sem que tenha ocorrido sua saída do território brasileiro; foi acrescentado, ainda, o art. 80-A que reduz a 0% a alíquota do imposto relativo à mercadoria adquirida no mercado interno ou importada que seja equivalente à empregada ou consumida na industrialização de produto exportado;
 Suspensão do imposto - foi alterada a redação aos arts. 43 a 48, 136 e 166, que dispõem sobre a suspensão do imposto nas hipóteses especificadas;
 Isenção - alterados os arts. 54 e 55, que dispõe sobre isenção do imposto;
 Produtos das posições 87.01 a 87.06 (veículos) da Tabela de Incidência do IPI (TIPI) - acrescentado o art. 80-B, que trata da possibilidade da redução de alíquotas a partir de 2022;
 Zona Franca de Manaus (ZFM) - foi acrescentado o art. 81-A e alterados os arts. 82 e 83, que tratam da isenção do imposto relacionado àquela área incentivada;
 Áreas de Livre Comércio (ALC) - foram alterados os arts. 108, 111, 115 e 118 e acrescentado o art. 120-A, que prorrogam os benefícios fiscais até 31.12.2050;
 Crédito presumido - alterados os arts. 133 e 134 e acrescentados os arts. 135-A e 135-B, que tratam do crédito presumido na forma neles especificadas;
 Regimes especiais - foram alterados diversos dispositivos relacionados a regimes especiais na forma e condições neles especificados; e
 Revogação de dispositivos - foram revogadas as disposições mencionadas no art. 2º do Decreto nº 10.668/2021.

Mais informações e esclarecimentos sobre o tema podem ser solicitados pelos indústrias à Gerência Tributária, pelo telefone (31) 3263-4378 ou pelo e-mail: tributario@fiemg.com.br; sinduscarne@fiemg.com.br

Fonte: FIEMG

Foto: Reprodução

Carne bovina: Exportações de MT não acompanharam o movimento de alta no dólar

Mesmo com o câmbio elevado podendo gerar maior lucratividade para quem exporta, os embarques têm sido menores, aponta o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária

Desde o ano de 2019, as cotações do dólar têm apresentado variações expressivas. Considerando a valorização da moeda americana e o volume exportado por Mato Grosso, foi possível observar que, no decorrer dos meses, as exportações de carne bovina não acompanharam o movimento de alta no dólar PTAX, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo o instituto, no mês de fevereiro de 2021, o estado exportou 29,45 mil toneladas em equivalente carcaça, a um valor cambial de R$ 5,42 por dólar.

Apesar do recuo nos embarques ser comum no período, as exportações tiveram uma queda mais intensa e fecharam a um percentual negativo de -5,34% na variação acumulada com início em janeiro de 2019, enquanto o dólar valorizou 44,75% no mesmo comparativo.

Diante disso, mesmo com o câmbio elevado podendo gerar maior lucratividade para quem exporta, os embarques têm sido menores por outros motivos como: a menor oferta de animais – que impulsionou os preços da arroba -, como também devido ao recuo da demanda externa, principalmente por países do continente asiático.

Fonte: Portal DBO

Treinamento, capacitação e conhecimento com DNA de supermercado

Se você atua no varejo e busca qualificação com quem entende do mercado, então confira a agenda de cursos deste mês e dê um salto na sua carreira.

⠀ Inscrições: https://amis.org.br

Fonte: @amismg

Desenvolvimento e Gestão de Planos de Cargos e Salários

Este curso é para você que pretende desenvolver e fazer a gestão de um Plano de Cargos e Salários na sua empresa. Conheça a metodologia e o passo a passo de sua aplicação adequado à realidade do seu negócio.

Inscreva-se acessendo o link: https://www.instagram.com/p/CNa1Vwml1cD/?igshid=1acq1enw29iyx

Parcelamento em 12x no cartão e desconto para associados e filiados à @fiemgoficial.

Você verá: conceito, apresentação de cases, porque implementar o Plano de Cargos e Salários na empresa, passos para o desenvolvimento do plano, desenho de cargo, pesquisa salarial, progressões horizontais e verticais, relação com o Ministério do Trabalho (homologação) e mais.

Capacitação Empresarial tem C de #CIEMG. Uma empresa do grupo #FIEMG.

Fonte: CIEMG

Vantagens de construir sua própria usina solar

Tema será debatido durante live realizada pelo SICEPOT-MG em parceria com a FIEMG

Saiba quais são as vantagens de construir sua própria usina solar e quais são os planos de energia solar por assinatura na live Energia Solar. O evento, que será realizado no dia 13/04, às 16h, é uma realização do SICEPOT-MG, em parceria com a FIEMG e a participação do CEMIG SIM. As inscrições para participação são gratuitas e podem ser feitas neste LINK.

Na programação da live, as apresentações Usina Solar, por Gustavo Salume, da Cemig SIM, Financiamentos, por Juliana Alves, do Sicoob CredFiemg, e Consórcios Geração Distribuída, por André Dias, da Cemig SIM.

Live Energia Solar
Data: 13/04
Horário: 16h
Faça a sua inscrição AQUI.

Fonte: FIEMG