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Edição 284 | 29 de março de 2021

ESPECIAL MÊS DAS MULHERES - A FORÇA FEMININA DA INDÚSTRIA DA CARNE MINEIRA

Edição número 284 ,mais uma importante e inspiradora da Verônica Aparecida S. Costa, representando a equipe feminina, na indústria Melhore Alimentos, em Betim Minas Gerais.

Versatilidade, define Verônica Aparecida S. Costa, casada, tem dois filhos e aguarda a chegada ansiosa o bebezinho. Recentemente promovida a auxiliar de compras, ela já faz planos para qualificar e desenvolver se ainda mais, profissionalmente. Ela é daquelas que fazem acontecer em sua vida pessoal e profissional.

Ao mencionar sobre sua trajetória profissional, dispõe que trabalhou anteriormente no comércio com consumidor final, e não compreendia na essencialmente o processo produtivo ao ver o produto na gondola, e ressalta que ao trabalhar na indústria, pode verificar e contribuir com rigorosos processos de qualidade, que os produtos da indústria do setor cárneo, são submetidos. ”os critérios são rigorosos, desde a escolha e compra de insumos, até o produto pronto.”

Costa ressalta a importância da homenagem às mulheres e profissionais do setor cárneo, através da campanha A Força Feminina da Indústria da Carne Mineira, “ é também uma valorização do(a) do trabalho do profissional da indústria da carne.”

Em seu relato sobre seu processo de desenvolvimento na indústria Mellore Alimentos, Verónica se diz orgulhosa com desenvolvimento e reconhecimento.

"Sou a Verônica, trabalho na Mellore desde 2018, fui admitida como auxiliar administrativo e promovida a auxiliar de compras. Tenho grande satisfação em trabalhar na Mellore e me sinto feliz com este trabalho."



Fonte: SINDUSCARNE Indústrias associadas | Imagem e depoimento gentilmente cedidos e autorizados

Logística reversa de embalagens em geral em debate

Legislação foi discutida na reunião da Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG

A Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG se reuniu, de forma virtual, na terça-feira, 23 de março. Na pauta do encontro a obrigatoriedade da logística reversa de embalagens em geral.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Lei 12.305/2010, que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos, qualquer indústria que usa embalagens, deve se atentar à política de logística reversa.

Matheus Gouvêa, da empresa eu Reciclo, apresentou aos membros do colegiado, presidentes de sindicatos e representantes de indústrias convidados para o encontro, como a empresa auxilia a indústria na correta destinação final das embalagens e no combate a marginalização dos agentes da cadeia. “Desenvolvemos modelos de negócios sustentáveis para a reciclagem e a economia circular, seguindo desafios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, incentivando a formalização e o crescimento das cooperativas de triagem e educar as pessoas sobre reciclagem e consumo responsável”, diz.

Segundo Gouvea, no Brasil 90% do lixo é coletado, mas apenas 3% do resíduo reciclável é efetivamente reciclado. A PNRS prevê como meta a logística reversa de 22% das embalagens pós-consumo, progressiva e definida em acordo setorial.

Mário Morais Marques, presidente da Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG, ressalta a importância do debate e da construção de uma proposta mineira para o tema. “Ainda não há legislação em Minas Gerais referente a este assunto, mas as indústrias têm que atender a logística reversa referente à legislação federal”, pontua.

Fonte: FIEMG

Indústrias de BH poderão funcionar normalmente em BH aos domingos, assim como postos de combustível e drogarias

Foto: Cristina Horta/EM/D.A Press - 1º/4/2016

Kalil desiste de fechar indústrias aos domingos e publica novo decreto

Prefeito se desculpou pelo Twitter e disse que novo decreto será publicado para permitir funcionamento do setor; supermercados e padarias ficarão fechados

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), não vai mais proibir o funcionamento das indústrias aos domingos na cidade. A medida havia sido oficializada por meio de decreto nessa terça-feira (23/3).

“A indústria está autorizada a funcionar aos domingos. Desculpem o erro. O decreto será publicado amanhã (sábado, 27/3)”, escreveu o prefeito em seu perfil oficial no Twitter.

Ainda assim, o decreto anterior continuará proibindo a abertura de padarias e supermercados aos domingos. O mesmo vale para sacolões, lanchonetes, lojas de conveniência, açougues e similares.

Esses estabelecimentos, porém, vão poder ter expediente por delivery ou drive-thru. Essa última modalidade de vendas, porém, está restrita às lojas que têm estacionamento interno.

A prefeitura informou que o Mercado Central também vai ser fechado no mesmo dia.

Portanto, a partir do próximo dia 28, apenas farmácias e postos de combustível estarão autorizados a funcionar aos domingos.

Fonte: Estado de Minas

Foto: Globo Rural

Pecuaristas pedem boicote à Heineken e cervejaria recua sobre dia sem carne

Nas redes sociais, marca de cerveja falou em “comer e beber mais verde”, recebeu críticas em redes sociais

Representantes do agronegócio, em especial da pecuária, reagiram com críticas a uma campanha da Heineken, uma das mais conhecidas marcas de cerveja do mundo, aderindo ao Dia Mundial sem carne, no último sábado (20/3). A Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT) sugeriu a adesão a uma campanha de reação chamada de "Churrasco sem Heineken".

“Com esta campanha, a empresa demonstra total desrespeito e desconsideração à pecuária brasileira que é motivo de orgulho por ser a primeira pecuária comercial do mundo, diz a nota da ACNMT. No comunicado, a Associação lembra ainda que o setor foi um dos que cresceu em 2020, em meio à pandemia de Covid-19.

“A Associação Nelore Mato Grosso adere à sugestão da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raças (Febrac) e propõe aos nossos associados, parceiros, pecuaristas e amigos a adesão ao "Churrasco sem Heineken"”, acrescenta a nota da ACNMT. A Febrac também divulgou nota de repúdio.

A polêmica começou depois de uma postagem da Heineken em redes sociais. Em alusão ao Dia Mundial sem Carne, a postagem sugeria “comer e beber mais verde”. “Neste Dia Mundial Sem Carne, que tal comer e beber mais verde? A cerveja feita com água, malte, lúpulo e nada mais é a opção perfeita para o acompanhamento de hoje”, dizia a postagem da empresa.

Analista de mercado de pecuária, Maurício Palma Nogueira, sócio diretor da Athenagro, manifestou-se em redes sociais, em uma postagem com dados que, em sua avaliação, atestam a sustentabilidade da pecuária brasileira. Em crítica à comunicação da empresa, ele disse que a cervejaria “embarcou no discurso falacioso”.

“Na ânsia de mostrarem resultados com as postagens, justificando seus contratos, embarcam em mentiras, que se apoiam em bandeiras autointituladas justas, sustentáveis ou conscientes”, disse ele. “É possível substituir a cerveja em um churrasco. E a carne?”, questionou o consultor.

Depois da repercussão negativa, em uma nova postagem, a empresa recuou. “Para não restarem dúvidas, além de água, malte e lúpulo, sabe qual nosso ingrediente secreto? O respeito por todos os gostos”, postou. Na imagem, a cerveja em primeiro plano acompanhada por uma fatia de carne e um prato de salada, o que não impediu uma nova rodada de críticas em perfis da empresa nas redes sociais.

Em nota enviada à Revista Globo Rural nesta terça-feira (23/3), a Heineken afirmou que "respeita a diversidade de gostos e a livre escolha do consumidor. "Seja para acompanhar um bom churrasco, uma salada ou qualquer outro tipo de refeição, para nós o mais importante é que as pessoas possam ter uma cerveja de qualidade para essas ocasiões", afirmou a cervejeira.

Fonte: Globo Rural revista

Prorrogados os prazos para pagamento do simples nacional por três meses

Publicado no Diário Oficial da União – D.O.U de 25/03/2021 a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional - CGSN nº 158, de 24.03.2021, que prorroga o vencimento dos tributos devidos ao Simples Nacional, para as seguintes datas:

I - o período de apuração março de 2021, com vencimento original em 20 de abril de 2021, vencerá em 20 de julho de 2021;

II - o período de apuração abril de 2021, com vencimento original em 20 de maio de 2021, vencerá em 20 de setembro de 2021; e

III - o período de apuração maio de 2021, com vencimento original em 21 de junho de 2021, vencerá em 22 de novembro de 2021.

A partir do vencimento de cada período de apuração, o pagamento poderá ocorrer em até duas quotas mensais, iguais e sucessivas, sendo que a primeira quota deverá ser paga até a data de vencimento do período de apuração respectivo e a segunda deverá ser paga até o dia 20 do mês subsequente.

Mais informações e esclarecimentos sobre o tema podem ser solicitados pelos sindicatos e indústrias à Gerência Tributária, pelo telefone (31) 3263-4378 ou pelo e-mail:sinduscarne@fiemg.com.br; tributario@fiemg.com.br.

Fonte: FIEMG

FANCY FOOD SHOW 2021

A Fancy Food é a maior feira de alimentos exclusivamente dedicada ao segmento de alimentos e bebidas ("Specialty") dos Estados Unidos. O evento é uma realização da Specialty Food Association. A edição de 2019 contou com 1.400 expositores de 30 países, entre eles a Itália, Japão, França, Alemanha e México.

Não perca a oportunidade de participar da Fancy Food em 2021!

Fonte: Apex Brasil

Apex-Brasil abre inscrições para programa de imersão nos EUA

Iniciativa envolve capacitação, acesso a dados de mercado e à lista de compradores, além de reuniões de negócios, tudo customizado para cada participante

A Apex-Brasil abriu inscrições para um programa inovador de imersão no mercado dos Estados Unidos, voltado a empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas que já exportam, mas que ainda não comercializam no mercado norte-americano. Também estão no foco da ação empresas que já operam nos Estados Unidos, mas buscam apoio para fortalecer sua presença no país.

O programa 3Cs Conhecer, Capacitar e Conectar envolve ações para ampliar informações sobre o mercado – como workshop e mentorias individuais, somado a estudos de inteligência customizados – além de ações para conectar o exportador com importadores, incluindo a participação em uma rodada de negócios e a preparação de uma lista de potenciais compradores adequados ao perfil de cada empresa.

“As empresas brasileiras exportadoras, especialmente aquelas pequenas e médias, possuem dificuldades para analisar diretamente os mercados estrangeiros, em razão dos custos de deslocamento, dificuldade de acesso a tomadores de decisão e compradores, entre outros fatores. Pensando em ajudar a solucionar esse problema, a Apex-Brasil, por meio do seu escritório para a América do Norte, elaborou esse programa”, relata Mauro Cid, COO do escritório da Agência em Miami.

Para se ter uma ideia do tamanho do mercado, em 2020 os EUA importaram, do mundo todo, US$ 148,8 bilhões em Alimentos e Bebidas (fonte: Comtrade). E o Brasil, no mesmo ano, exportou US$ 31,7 bilhões deste segmento, sendo US$ 1,7 bilhão para os EUA (fonte: ComexStat/Ministério da Economia).

“Este formato de ação é inovador para a Apex-Brasil e, para esta primeira iniciativa, escolhemos o segmento de alimentos e bebidas. Além do tamanho do mercado norte-americano nesse segmento, uma das suas características é estar sempre buscando por novos produtos das mais diferentes origens. Isso, aliado à grande oferta exportadora do Brasil no segmento, cria uma enorme oportunidade de aumento das exportações, para a qual esperamos contribuir com este programa”, complementa.

Dentre os serviços oferecidos pelo programa estão: análise sobre questões logísticas, regulatórias e de divulgação e comercialização nos Estados Unidos; sessões de mentoria com consultor localizado nos Estados Unidos para diagnóstico e elaboração de plano estratégico para o mercado; lista com compradores relevantes e reuniões virtuais de negócios com parceiros pré-selecionados. Tanto a análise mencionada acima, quanto a lista de importadores, assim como as reuniões, são preparadas por especialistas no mercado norte-americano e levam em conta o perfil de cada empresa e dos produtos que ela oferece para exportação.

O programa 3Cs ocorrerá ao longo de cinco meses, de 7 de maio a 24 de setembro de 2021, e será realizado de forma totalmente online. Os participantes passarão por três fases de seleção, de forma que, ao final, 50 empresas brasileiras serão atendidas. O custo para participação varia de acordo com os valores de exportação da empresa em 2020, sendo que 85% do custo do programa é arcado pela Apex-Brasil e os outros 15% entram como contrapartida da empresa. As inscrições estão abertas até 11 de abril.

Inscreva-se: https://click.apexbrasil.us/mmEP5

Leia o Regulamento de Participação: https://click.apexbrasil.us/9hgwb

Fonte: Apex Brasil