InfoCarne Online

Edição 277 | 15 de janeiro de 2021

Rede laboratorial do IMA realiza mais de 6 mil análises em 2020

Apesar da pandemia, o resultado foi positivo. Contribuindo com a saúde da população, laboratórios analisam amostras de produtos agropecuários da indústria e de propriedades rurais

Apesar da pandemia, a rede laboratorial do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou, no ano passado, mais de 6 mil análises de apoio à fiscalização agropecuária. Os laboratórios analisam amostras de produtos agropecuários provenientes da indústria e de propriedades rurais do estado.

A rede laboratorial é composta pelo Laboratório de Saúde Animal (LSA) e pelo Laboratório de Química Agropecuária (LQA), ambos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para fazer parte da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

Já o Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário em Fungos e Nematoides, instalado no LQA, é credenciado no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renascem).

Desde março de 2020, o Governo de Minas, por meio do Plano Minas Consciente, adota medidas de enfrentamento à Covid-19. Em toda a rede laboratorial, os servidores são orientados sobre práticas individuais e coletivas, tais como a aferição da temperatura corporal de clientes e funcionários, o uso constante de máscaras e álcool em gel nas dependências das unidades e a alteração do horário de funcionamento.

Neste ano, parte dos servidores da rede laboratorial permanece em trabalho remoto, mas as unidades contam com equipe presencial para atividades essenciais demandadas pela indústria e pelos produtores rurais.

Segundo cronograma firmado entre os laboratórios e as gerências técnicas do IMA, a previsão é que novas amostras sejam analisadas ainda no primeiro trimestre deste ano.

"Seguindo as normas do Governo de Minas, estamos com o atendimento presencial reduzido. Aos poucos, considerando a retomada gradual das atividades, a expectativa para este ano é de aumento da demanda na coleta de amostras oriundas das propriedades rurais e da indústria", estima o responsável pela Unidade de Gestão da Qualidade do IMA, Alexandre Augusto Soares.

Antes da pandemia, o LQA foi auditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro, que aprovou parâmetros físico-químicos no leite e em produtos cárneos e lácteos e, ainda, manteve a acreditação nos ensaios de resíduos de agrotóxicos, diagnósticos fitossanitários em insetos, fungos e nematoides.

"Além de atestar a competência técnica da equipe da rede laboratorial, a acreditação junto à CGCRE/Inmetro, impulsiona a conquista de mercados", lembra Soares.

Análises

No LSA, o fiscal agropecuário do IMA, Guilherme Canhestro, destaca as análises laboratoriais para o diagnóstico de raiva, brucelose e peste suína clássica (PSC) realizadas no ano passado.

E, segundo Canhestro, as perspectivas são otimistas para 2021.

"Vamos realizar todas as atividades previstas pelo cronograma, inclusive, temos uma auditoria da CGCRE/Inmetro confirmada para fevereiro", informa o fiscal agropecuário.

Doenças

O LSA realiza diagnósticos de febre aftosa, raiva, sarna sarcóptica, anemia infecciosa equina (AIE), brucelose, leptospirose, doença de Aujeszky, peste suína clássica (PSC) e encefalopatia espongiforme transmissível (EET), mais conhecida como a doença da "vaca louca".

O laboratório também produz insumos, meios de cultura e reagentes.

Já o LQA é especializado em análises físico-químicas e microbiológicas de água e produtos de origem animal; contaminação de alimentos decorrente do uso de agrotóxicos; análises físico-químicas de solos agrícolas; identificação de insetos em agroecossistemas e detecção de fungos e nematoides.

Atendimento

O horário de atendimento nos laboratórios permanece de acordo com o Plano de Contingência de enfrentamento da Covid-19.

As amostras podem ser entregues de segunda a sexta, de 9h às 16h, no LQA, e de 8h às 16h, no LSA.

Durante o atendimento nas unidades, é necessário adotar todos os procedimentos e cuidados de prevenção à Covid-19, tais como a utilização de máscara e higienização das mãos. O cliente também é submetido à aferição de temperatura, sendo permitida a entrada de apenas uma pessoa por atendimento.

Localização

- Laboratório de Saúde Animal (LSA)br> Av. do Contorno 1.707 - Floresta. Belo Horizonte (MG)
(31) 3213 8209
lsa@ima.mg.gov.br

- Laboratório de Química Agropecuária (LQA)
BR040 km 688 - anexo ao prédio da administração da Ceasa Minas, Contagem (MG)
(31) 3768-5600
grl@ima.mg.gov.br

Fonte: IMA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA E ORDINÁRIA

O presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carnes, Derivados e do Frio no Estado de Minas Gerais –SINDUSCARNE/MG, com registro sindical ativo perante o Ministério do Trabalho e Emprego, no uso de suas atribuições que confere o Estatuto Social, convoca os associados ou não, em condições de votar, para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária a realizar-se em sua sede social, na Avenida do Contorno, 4520 - Santa Efigênia - Prédio antigo da FIEMG no dia 29/01/2021, às 15:30h em primeira convocação e às 16h horas em segunda convocação, obedecendo a ordem do dia e o quorum para sua convocação:

a) Discussão acerca das pautas de negociação enviadas pelos sindicatos laborais e aprovação da proposta de reajuste salarial e das demais condições e limites negociais para Convenções Coletivas de Trabalho referentes ao ano de 2021;
b) Reiteração, discussão e aprovação da contribuição assistencial/negocial e suas bases, formas e meios de instituição e cobrança;
c) Discussão e aprovação acerca de valores, bases, formas e meios de instituição e cobrança da mensalidade sindical;
d) Proposta orçamentária 2021;
e) Demais assuntos pertinentes. Serão obedecidas regras estabelecidas pela OMS e prefeitura local de proteção contra contágio COVID 19 dos participantes presencias, assim como será fornecido link para participação telepersencial daqueles que assim desejarem, após confirmação da participação.

Belo Horizonte, 14 de janeiro de 2021
Dylton Lyzardo Dias

Fonte: Sinduscarne

Eliminação de alíquotas de importação - Covid 19

RESOLUÇÕES GECEX/ CAMEX Nº 133 e Nº 145 – ALTERAÇÃO DE TARIFAS DE IMPORTAÇÃO PARA COMBATE À COVID-19

A Resolução 133 do GECEX/CAMEX, publicada no final do mês de dezembro, alterou a lista de produtos utilizados no combate da COVID-19 que podem ser importados com alíquotas de 0%, além de prorrogar a vigência dessas reduções para 30 de junho de 2021.

A lista foi elaborada com objetivo de incrementar oferta de medicamentos, e seus princípios ativos, destinados a combater a pandemia, além de equipamentos para diagnósticos, testes de detecção do vírus e as vacinas contra COVID-19 (que ainda estão em processo de produção e validação junto aos órgãos reguladores).

A resolução elimina também alguns produtos da lista inicialmente proposta e apresenta, portanto, 298 produtos classificados em 139 códigos na NCM.

Em convergência a esses esforços de combate à pandemia, também foi publicada, em janeiro, a Resolução 145 do GECEX. Essa normativa suspende, até 30 de junho de 2021, por interesse público, os direitos antidumping aplicados às importações brasileiras de seringas descartáveis de uso geral, de plástico, com ou sem agulhas (NCMs 9018.31.11 e 9018.31.19), originárias da China.

Informações relacionadas a essa temática, além da relação completa dos produtos que podem ser importados no amparo da Resolução 133 podem ser obtidas por associados SINDUSCARNE nos e-mails sinduscarne@fiemg.com.br c.c consultoriacin@fiemg.com.br.

Fonte: FIEMG

Feriadão do Ano Novo chinês terá mais carne suína liberada pelo governo e impacto nas exportações brasileiras ainda é incerto

Imagem: Reuters/Jason Lee

Impacto para o Brasil da desova de estoques chineses de carne suína ainda é incerto

A aviso do governo chinês de que desovará 30 mil toneladas de carne suínas de suas reservas no próximo dia 15 é abreviado em dois cenários para o Brasil, mas com poucas certezas sobre ambos até que passe o longo feriadão do Ano Novo Lunar por lá em fevereiro.

Como é um movimento que já começou há algumas semanas de vendas de estoques estratégicos, após as 670 mil toneladas em 2020, segundo despachos de agências de notícias, um dos ângulos do impacto disso pode ser a necessidade, de “mais a frente, os chineses precisarem importar mais”.

Por outro lado, contra a possível maior demanda por esvaziamento dos inventários estatais da China, acrescenta Valdecir Folador, presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), pode ser uma estratégia de deixar o atacado e varejo mais abastecidos, retardar as compras internacionais, enquanto vai recompondo o plantel de suínos muito afetado pela peste suína africana (PSA).

“É notório que os chineses estão avançando cada vez mais na retomada da produção”, explica o representante dos suinocultores gaúchos, um dos polos exportadores do Brasil.

Em 2020, o país asiático buscou mais no Brasil sua carne preferida. Em torno de 500 mil toneladas, das 1,021 milhão/t embarcadas globalmente, que resultaram em US$ 2,270 bilhões, respectivamente mais 36% e mais 42,2%.

2021 não reservava nenhuma expectativa de baixa ou de alta maior sobre 2020 e com a dose de carne suína que já vem saindo dos estoques regulatórios, Valdecir Folador diz que “temos que aguardar algumas semanas, pois os chineses são cheios de estratégias”.

Fonte: Money Times

Certificado Oficial de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias a Bordo pode ser solicitado de forma online

Pedido pode ser apresentado por técnico responsável por embarcação pesqueira de produção primária

Está disponível o serviço digital, por meio do portal gov.br, para solicitação do Certificado Oficial de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias a Bordo. O serviço atende normas da Portaria nº 310, da Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de 24 de dezembro de 2020.

A solicitação pode ser feita pelo técnico responsável (pessoa física) por embarcação pesqueira de produção primária, de acordo com a Portaria. Após o cumprimento de todas as etapas e em conformidade com os requisitos da norma, o solicitante receberá o Certificado Oficial de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias a Bordo da embarcação pesqueira por via digital.

A Secretaria de Aquicultura e Pesca ressalta que pescadores, armadores e empresas proprietárias de embarcações pesqueiras de produção primária precisam se adequar aos critérios e requisitos da Portaria para obter a certificação. O prazo de adequação vai até o dia 29 de dezembro de 2021. Após esta data, somente embarcações pesqueiras certificadas e integrantes de Lista Oficial poderão fornecer matéria-prima para os estabelecimentos sob serviço oficial de inspeção.

A embarcação pesqueira de produção primária fornece matéria-prima para estabelecimentos que processam pescado e devem ter estrutura que propiciem a manutenção do pescado vivo ou conservado em gelo, água refrigerada, congelamento via salmoura, ou por outros métodos de conservação, desde que não seja enquadrado como barco-fábrica.

>> Mais informações sobre a Portaria SAP/MAPA nº 310, de 2020, acesse aqui

>> Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail: embarcacoes.sap@agricultura.gov.br ou pelo telefone: (61) 3276-4232

Fonte: Ministério da Agricultura

Curso de Marketing Internacional

Inscrições abertas para o Curso de Marketing Internacional – 1ª edição e-commerce 2021

Realizado em parceria entre Apex-Brasil e ESPM, capacitação tem inscrições abertas até 18 de janeiro. Aulas serão online nos meses de fevereiro e março.

Clique aqui e SAIBA MAIS!

Fonte: APEX Brasil

SPEED DATING

Conheça as soluções das startups do FIEMG LAB 4.0

Nosso portfólio é composto por 50 incríveis startups que são capazes de solucionar os mais diversos problemas nas indústrias.

Se você é profissional da indústria e busca por soluções inovadoras, inscreva-se e participe.

Vagas limitadas! Preencha o formulário para garantir uma sala online exclusiva para sua indústria!

Acesse fiemglab.com.br e conheça o portfólio. Saiba mais: https://fiemglab.com.br

Fonte: FIEMG

Parceria UNA-FIEMG=Sindicatos

Acesse nosso site e fique por dentro dos Descontos Especias para colaboradores das Indústrias associadas ao Sinduscarne.

Fonte: Sinduscarne